A didática crítica na formação literária de professores: no contexto da educação infantil

Autores

  • Roberta Barbosa dos Santos FAIND
  • Valdirene Aparecida de Oliveira FAIND

Palavras-chave:

Didática crítica, Formação de professores, Educação infantil

Resumo

RESUMO: o presente trabalho aborda a didática crítica e sua influência na formação literária de professores que atuam na educação infantil. O tema é ancorado nas inquietações que surgem sobre a formação docente e o trabalho pedagógico voltado para a educação infantil com foco em uma literatura crítica, tendo em vista que é nessa fase que o gosto pela leitura e encantamento são despertados e a formação do indivíduo já deve ocorrer baseando-se na criticidade e criatividade. A problemática encontra-se desde o processo formativo no qual professores se sentem despreparados para vivenciar momentos literários que façam com que as crianças sejam capazes de ouvir, compreender, pensar, refletir e opinar sobre a história apreciada. O objetivo geral será  investigar e analisar as possibilidades de uma formação literária de professores da educação infantil à luz da Didática Crítica. A pesquisa se qualifica em uma abordagem qualitativa, com procedimentos teóricos bibliográficos, documental e empírica com a realização do estado da arte. Como aporte teórico da Didática Crítica em Candau (2014), Pimenta (2011), Libâneo (2011), Freire (2019, 2020), e como uma epistemologia literária na Educação Infantil tem-se Rau (2012), Fullgraf & Wiggers (2014), Vercelli & Stangherlim (2015), Rocha & Kramer (2013) entre outras futuras bibliografias.   Palavras-chave: Didática Crítica. Formação de Professores. Literatura. Educação Infantil.   ABSTRACT: The present work deals with critical didactics and its influence on the literary formation of teachers who work in early childhood education. The theme is anchored in the concerns that arise about teacher training and pedagogical work focused on early childhood education with a focus on critical literature, bearing in mind that it is at this stage that the taste for reading and enchantment are awakened and the individual's formation already should occur based on criticality and creativity. The problem is found in the formative process in which teachers feel unprepared to experience literary moments that make children able to hear, understand, think, reflect and give their opinion about the appreciated history. The general objective will be to investigate and analyze the possibilities of a literary training of early childhood education teachers in the light of Critical Didactics. The research qualifies in a qualitative approach, with bibliographic, documental and empirical theoretical procedures with the realization of the state of the art. as a theoretical contribution of Critical Didactics in Candau (2014), Pimenta (2011), Libâneo (2011), Freire (2019, 2020), and as a literary epistemology in Early Childhood Education there is Rau (2012), Fullgraf & Wiggers (2014), Vercelli & Stangherlim (2015), Rocha & Kramer (2013) among other future bibliographies.   Keyworks: Critical Didactics. Teacher training. Literature. Child education.  

Biografia do Autor

Roberta Barbosa dos Santos, FAIND

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2013). Professora do curso de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Indiara (FAIND). Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Indiara (FAIND). Professora na Rede Municipal de Indiara (Ensino Fundamental II desde 2009), Membro do Grupo DIDAKTIKÉ/FE/UFG, Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade - GEFOPI.

Valdirene Aparecida de Oliveira, FAIND

Pedagoga pela Universidade Montes Belos (2006). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco – UCB, (2009). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Montes Belos – UMB, (2012) Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Iporá - FAI, (2016). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Indiara (FAIND). Professora na Rede Pública Municipal (Ensino Fundamental I, desde 2003). Membro do Grupo DIDAKTIKÉ/FE/UFG, Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade - GEFOPI. E-mail: valdirene_aparecida5@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos

Categorias