Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ARTIGOS

Submissão

A Revista Digital da Faculdade de Indiara – FAIND tem por objetivo disseminar o saber com caráter multidisciplinar e terá periodicidade semestral.

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página da Revista, ou seja, enviado pelo e-mail oficial. E-mail: revista@faind.com.br

No momento da submissão deve ser anexado: (1) O artigo (arquivo completo em formato Word, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações); (2) As ilustrações (em arquivo editável, nos formatos aceitos pela revista); (3) Documentação exigida pela revista (devidamente assinada por todos os autores).

Serão considerados para publicação, artigos recebidos com a condição de que não tenham sido publicados e não estejam em avaliação em outro periódico.

Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelos editores da Revista Digital da FAIND, se os artigos forem considerados inadequados ao escopo da revista ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.

Processo de Avaliação

Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores Científicos com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores previamente selecionados pelos Editores.

Cada manuscrito será enviado para dois relatores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. Os trabalhos que, a critério do Conselho Editorial, não forem considerados convenientes para publicação na Revista Digital da FAIND serão devolvidos aos autores em caráter definitivo.

O processo de avaliação por pares é o sistema de single review, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Conselho Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades:

  1. a) aprovação;
  2. b) recomendação de nova análise;
  3. c) recusa.

Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para que sejam realizadas as devidas alterações. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado.

Manuscritos aceitos: manuscritos aceitos poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.

Provas

Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar à Revista na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nesta fase.

São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não será aceita inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências.       

Apresentação do manuscrito

FORMATAÇÃO

  1. Formato de arquivo: Word Doc.;
  2. Formato do papel: A4;
  3. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  4. Tamanho do texto: mínimo de 10 e máximo 25 laudas;
  5. Fonte: Times New Roman ou arial, normal, tamanho 12 (corpo de texto, título e bibliografia); tamanho 09 (notas de rodapé); e tamanho 10 (citações);
  6. Margens: superior e esquerda, 3cm, inferior e direita. 2 cm;
  7. Alinhamento: justificado;
  8. Primeira linha de cada parágrafo com espaçamento de 1,25 cm em relação à margem esquerda;
  9. Citações em formato ABNT;
  10. Citações literais com mais de três linhas deverão conter recuo de 4 cm e entrelinhas simples.

Outras orientações: Seguir os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:

  1. Título na língua original (CAIXA ALTA);
    2. Título em Inglês;
    3. Resumo (100 a 250 palavras);
    4. Palavras-chave (máximo 05 palavras);
    5. Resumo em inglês;
    6. Palavras-chave em inglês;
    7. Texto; Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais
    8. Referências (ABNT NBR-6023).

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.