Afetividade entre o professor e aluno e a sua importância no processo de alfabetização na educação infantil

Autores

  • Jéssica Batista FAIND
  • Lizandro Poletto FAIND

Palavras-chave:

Afetividade, Ensino aprendizagem, Educação

Resumo

RESUMO: O presente trabalho pretende abordar a afetividade entre o professor e o aluno com o intuito de obter bons resultados. A importância da aproximação primordial de ambas as partes, de modo que ocorra uma aprendizagem efetiva, tem como finalidade trazer consciência aos docentes a importância e como a afetividade pode ter um impacto positivo na vida dos discentes, busca ainda mostrar como desenvolver uma relação de afetividade entre professor aluno a partir de uma construção através do professor de respeito, dialogo aberto, o saber ouvir e o saber dizer, que são recursos indispensáveis nessa relação professor-aluno além de compreender a visão que os discentes tem do professor, e da forma que ele lhe da com os discentes, Aborda ainda como essa afetividade pode afetar diretamente o processo de ensino aprendizagem do aluno, tanto positivamente quanto negativamente levando em considerações pontos fundamentais para a aprendizagem. Foram realizadas pesquisas bibliográficas onde os autores justificam e são apoiadores da importância da efetividade entre professor-aluno no processo de ensino aprendizagem, onde a criança tem a necessidade de afetividade por parte do docente para com a criança de modo que criança tenha confiança e venha desenvolver e ter um melhor resultado na sua aprendizagem.

 

Palavras-chave: Afetividade Ensino-Aprendizagem. Educação.

 

ABSTRACT: This article addresses the contributions of the affective relationship to the teaching and learning process, in order to understand how the affective relationship between teacher and student occurs in Early Childhood Education. It is intended, from the concepts listed through the literature review, to seek the meaning of feeling and affectivity in the learning process. The analyzed data showed that the use of affectivity as an instrument improves and provides quality in learning, promotes positive returns in the acquisition of knowledge of the contents and in the formation of the student for life, articulates respect, love and affection in an interaction with other people. and thus makes a better world possible. The aim of the study was to report the child's development through the affective relationship as a positive influence, which can facilitate the teaching-learning process. Therefore, methodologically, it is based on a bibliographic review, based on authors and documents that discuss the studied theme, such as: LDB 9.394/96, Almeida (2005); Alves (2000); Barbosa (2006); Cury (2003); Dantas (1994); Piaget (1975); Wallon (1992) and others.

 

Keywords: Affectivity. Teaching-Learning. Education.

 

Biografia do Autor

Jéssica Batista, FAIND

Acadêmica concluinte do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser, no semestre 2022/2.

Lizandro Poletto, FAIND

Pós Doutor em Educação – PUC/GOIÁS; Doutor em Ciências da Religião – PUC/GOIÁS; Mestre em História – UFPR-PR; Teólogo –PUC-PR; Teólogo – PUL - Roma, Itália; Bacharel em Direito – FAN-GO; Pedagogo –ULBRA-RS; Filósofo – FBB-BA; Historiador–FAN-GO; Administrador – FAN-GO; Cientista Social – ULBRA-RS; Geógrafo –FEAC-ES; Licenciado em Educação Física – Faculdade Ideal -DF; Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – FEAC-ES. Professor do Centro Universitário Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia, GO. E-mail: lizandro@unifan.edu.br.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos

Categorias