O desenvolvimento do aluno surdo e sua interação com a comunidade escolar nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Stephane Lorane Oliveira Miranda Da Silva Centro Universitário Alfredo Nasser
  • Lizandro Poletto Centro Universitário Alfredo Nasser

Palavras-chave:

Interação, Aprendizagem, Surdez, Desenvolvimento humano

Resumo

RESUMO: Este artigo, tem como principal objetivo, abordar como ocorre o desenvolvimento do aluno surdo e sua relação com o ambiente escolar em que está inserido, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de pesquisas de índole científica, feitas a partir de livros e artigos científicos que abrangem o tema proposto, foi possível identificar como acontece a interação do aluno surdo, professores, colegas e colaboradores, como a comunidade escolar deve agir, pensando na inclusão desse aluno e a importância de professores devidamente capacitados para auxiliar nesse progresso do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. O presente artigo conta como referência bibliográfica, autores de livros e artigos científicos, que abordem a temática escolhida, tais como: Brasil (2002); Dorziat (2015); Faleiro; Farias (2018); Goldfeld (2002); Honora (2015); Lacerda (2006); Lodi; Lacerda (2009); Mertzani; Terra; Duarte (2020); Quadros (1997); Santos (2020); Sassaki (1999); e outros.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Interação. Aprendizagem. Surdez.

 

ABSTRACT: The main objective of this article is to address how the development of deaf students occurs and their relationship with the school environment in which they are inserted, specifically in the early years of elementary school. Based on research of a scientific nature, based on books and scientific articles that cover the proposed theme, it was possible to identify how the interaction of the deaf student, teachers, colleagues and collaborators takes place, how the school community should act, thinking about the inclusion of this student and the importance of duly trained teachers to assist in this progress of the deaf student in the early years of elementary school. This article counts as a bibliographical reference, authors of books and scientific articles, which address the chosen theme, such as: Brazil (2002); Dorziat (2015); Faleiro; Farias (2018); Goldfeld (2002); Honor (2015); Lacerda (2006); Lodi; Lacerda (2009); Mertzani; Earth; Duarte (2020); Frames (1997); Saints (2020); Sassaki (1999); and others.

 

Keywords: Development. Interaction. Learning. Deafness.

Biografia do Autor

Stephane Lorane Oliveira Miranda Da Silva, Centro Universitário Alfredo Nasser

Acadêmica concluinte do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser, no semestre 2023/1

Lizandro Poletto, Centro Universitário Alfredo Nasser

Pós Doutor  em Educação – PUC/GOIÁS; Doutor em Ciências da Religião – PUC/GOIÁS; Mestre em História – UFPR-PR; Teólogo –PUC-PR; Teólogo – PUL - Roma, Itália; Bacharel em Direito – FAN-GO; Pedagogo –ULBRA-RS; Filósofo – FBB-BA; Historiador–FAN-GO; Administrador – FAN-GO; Cientista Social – ULBRA-RS; Geógrafo –FEAC-ES; Licenciado em Educação Física – Faculdade Ideal -DF; Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – FEAC-ES. Licenciado em Biologia – Unifaveni /SP; Licenciado em Letras – Unifaveni /SP; Professor do Centro Universitário Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia, GO. E-mail: .

Downloads

Publicado

2023-09-14