E-commerce entre estudantes de graduação

Autores

  • Ilton Belchior Cruvinel FAIND
  • Eduardo Vieira Gervasio FAIND

Palavras-chave:

Identificação de mercado, Compras virtuais, Perfil

Resumo

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar o perfil dos consumidores que compram no mercado eletrônico. Saber o perfil deste público será fundamental para definir a melhor estratégia de marketing e, então, oferecer ao cliente o melhor produto com o menor preço. Teve, como embasamento, a revisão bibliográfica de autores que falam sobre o tema, bem como uma pesquisa quantitativa que foi aplicada. Assim, a partir de dados reais obtidos com as respostas, foram apresentados fatores que nos mostram o perfil destes e-consumidores. Foram destacados os fatores de decisão capazes de levar as pessoas a finalizarem um processo de compra, o que torna este estudo vantajoso, tanto para empresas quanto para os clientes. Como o ambiente virtual é bastante amplo, o perfil do e-consumidor então se torna o caminho a ser seguido para permitir que se chegue até o cliente. Trata-se de uma nova ferramenta com inúmeras possibilidades e, neste ambiente virtual, a facilidade de acesso é imensurável e rápida. Observa-se que o processo de evolução é contínuo e, por esta razão, requer atualização constante em decorrência do avanço tecnológico. Todavia, a tendência deste cenário é crescer e aperfeiçoar as ferramentas e conceitos já existentes. Como se trata de um ambiente virtual, os clientes se tornam mais exigentes e, de modo geral, ainda se demostram com certo receio, o que contribui para levá-los a desistirem facilmente de finalizar suas compras.

 

Palavras-chave: Identificação de Mercado. Compras Virtuais. Perfil.

 

ABSTRACT: This work was developed in order to identify the profile of the consumers shopping at the electronic market. Knowing the profile of this public will be critical to determine the best marketing strategy and then offer the customer the best product at the lowest price. Had as basis, the literature review of authors who speak on the topic as well as a quantitative research has been applied. Thus, from real data obtained from the answers were factors presented that show us the profile of these e-consumers. The decision factors that can lead people were deployed to finalize a purchase process, which makes this study advantageous both for companies and for the customers. As the virtual environment is quite broad, the e-consumer profile then becomes the way forward to allow it to come to the customer. This is a new tool with endless possibilities and in this virtual environment, ease of access is immeasurable and fast. It is observed that the process of evolution is continuous and, therefore, requires constant updating as a result of technological advancement. However, the trend of this scenario is to grow and improve the tools and existing concepts. Since this is a virtual environment, customers become more demanding and, in general, still demonstrate with some trepidation, which helps to get them to give up easily complete their purchases. However, if they are motivated and stimulated, can be loyal customers.

 

Keywords: Market identification. Virtual shopping. Profile.

 

Biografia do Autor

Ilton Belchior Cruvinel, FAIND

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, Especialista em Marketing Empresarial, Planejamento Estratégico e Análise de Dados e Matemática Aplicada, Universidade Estácio de Sá, Goiânia, Goiás, Brasil. Email: iltoncruvinel@hotmail.com

Eduardo Vieira Gervasio, FAIND

Doutor em Letras e Linguística, Uni-Fasam, Goiânia, Goiás, Brasil. Email: 

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Publicado

2023-04-17